terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Qual a diferença entre telefonia celular e a telefonia via rádio (nextell)?

Empresas de telefonia celular como Tim, Claro, Vivo e Oi utilizam tecnologias CDMA, GSM e TDMA.

A telefonia via rádio utilizada pela empresa Nextel opera a tecnologia chamada IDEN (Integrated Dispatch Enhanced Network), que é uma rede digital ampliada e integrada, desenvolvida pela Motorola com exclusividade para a empresa no Brasil com contrato até 2011. A tecnologia IDEN é uma rede paralela à da telefonia celular, utilizada para a comunicação pessoal e corporativa, que reúne funções de telefone celular, rádio bidirecional, computador de mão, permitindo também o envio e recebimento de mensagens de texto e acesso à Internet. A Nextel é uma operadora de Serviço Móvel Especializado (SME), também conhecido como Trunking ou sistema troncalizado, é um serviço muito semelhante ao serviço celular sendo em muitos países enquadrado nesta categoria. A Nextel opera a tecnologia IDEN na faixa de 800 MHz.

As principais diferenças em relação ao Serviço Celular no Brasil são:

O SME é destinado a pessoas jurídicas ou grupos de pessoas caracterizados pela realização de atividade específica. Não pode ser oferecido a pessoas físicas individualmente.

. Oferece a possibilidade de comunicação tipo despacho (push to talk) para um grupo.

No caso dos aparelhos Nextel, que utilizam a tecnologia de telefonia de rádio IDEN, basta apertar um botão lateral para se comunicar com outros funcionários da empresa contratante dos serviços Nextel, desde que, necessariamente, eles tenham outro aparelho que use o mesmo sistema.

Existem vantagens e desvantagens no uso da telefonia celular e de telefonia via rádio. É preciso avaliar com cuidado a relação custo-benefício, que pode ir dos valores pagos pelos serviços até a capacidade real de transmissão de dados.

Referência bibliográfica

http://www.teleco.com.br/Operadoras/Nextel_tri.asp
http://empresas.globo.com/Empresasenegocios/0,,ERA723730-2672,00.html



Um comentário:

Bruno disse...

tendo o nexteu ligando para outro nao precisa ter credito?