terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Quais as perspectivas em relação ao futuro, ou seja, a evolução 3G?

A tecnologia 3G é o caminho mais eficaz e econômico para o desenvolvimento de redes celulares no Brasil, sejam elas CDMA2000/EV-DO ou WCDMA/HSPA. Grandes institutos estimam que em 2009, a venda mundial de celulares 3G irá superar as vendas de celulares 2G.

A construção de redes 3G se dará por investimentos de iniciativa privada, porém, espera-se que o governo incentive essa iniciativa disponibilizando freqüências necessárias para a atualização das operadoras.

O consumidor poderá ter acesso a aplicações móveis como TV Digital no celular (TV aberta e por assinatura), podendo escolher as aplicações que satisfaçam seus interesses.

A tecnologia 3G possibilitará acesso à internet de forma econômica, sendo uma ótima alternativa para a inclusão digital. Ela oferecerá uma disponibilidade imediata de equipamentos, sendo uma opção muito mais atraente do que tecnologias alternativas.

As redes 3G oferecerão ainda a possibilidade de utilização de aparelhos com funções de acesso a redes eGov, que poderão ter um papel central ao levar cidadania para grande parte da população.

Marco Aurélio Rodrigues, presidente da QUALCOMM no Brasil

Nenhum comentário: