terça-feira, 23 de outubro de 2007

Um bom artista copia, um GRANDE artista rouba


A frase acima define bem a revolução que ocorreu na área da computação, entre as décadas de 70 e 90. As duas grandes protagonistas, Apple e Microsoft, se utilizaram de idéias e softwares alheios para chegar ao que são hoje e a história de ambas está mais entrelaçada do que muitos imaginam. E é essa história que é abordada no filme Piratas da Informação (Pirates of Silicon Valley).

Apesar de ser um misto de realidade e ficção, os acontecimentos mostrados no filme são verdadeiros e os personagens principais da trama têm sua personalidade bem representada. O filme mostra que a Apple e a Microsoft possuem culturas completamente diferente. Steve, desde o início, é retratado como alguém em busca de algo espiritual e artístico, enquanto que Bill Gates é mais prático, com a mente totalmete voltada para os negócios e o mercado.

O fato é que se não houvesse a apple, o desenvolvimento dos computadores pessoais seria diferente. Enquanto a Microsoft mal possuía um sistema operacional básico (o DOS) para os computadores da IBM, a Apple já havia explodido no mercado com o Apple II. Com o protótipo do MacIntosh em andamento, utilizando uma interface gráfica amigável ao usuário final e o mouse, a Apple se colocou séculos a frente de qualquer outro concorrente (essas tecnologias, a propósito, eram da Xerox!).

A saída? Roubá-la, claro.

A sacada de Gates foi conseguir roubar a tecnologia (enquanto ‘trabalhava” para a Apple, como empresa independente) e lançar o Windows no mercado antes do Mac. No filme, ao se deparar com a traição, Steve diz que o sistema deles era inferior ao do Mac, ao que Bill responde: “Você ainda não entendeu, não é? Não importa”.

No fim, vemos que a Apple não era tão inocente quanto muitos ainda acreditam, ela fazia ampla apologia à pirataria, dizendo que era melhor piratear do que ser pirateada. No final, quando foi roubada, não podia reclamar muito. Ladrão que rouba ladrão...

O filme “Pirates of the Silicon Valley” pode ser encontrado em qualquer locadora. Mas como tudo o que é o bom é roubado ou copiado, você também pode assistir de graça no youtube: http://www.youtube.com/watch?v=3BJu2GAkf2k


Fatos interessantes:

- Quando a microsoft vendeu o DOS para a IBM eles não tinham sistema nenhum para vender. Não que eles o desenvolveram depois da venda, compraram por apenas $50.000

- A Xerox deu praticamente de graça a interface gráfica amigável ao usuário final e o mouse, que seus funcionários desenvolveram, pois não via potencial em nada daquilo. Juntas, essas duas invenções revolucionaram a história da computação.

- A HP recusou o primeiro computador pessoal que Steve Wozniak (o outro Steve da Apple) inventou, não vendo mercado para isso. “Oo que as pessoas vão fazer com um computador?”

3 comentários:

Tiago Soares Carneiro disse...

FELIZ NATAL
E
UM BOM ANO DE 2008

São os votos do
DEMOCRACIA EM PORTUGAL

Abraço
Tiago
http://democraciaemportugal.blogspot.com

Carlo Gray disse...

Na wikipedia diz o contrario, de que o primeiro sistema grafico foi lancado pela MAC um ano depois o windows 1 foi lancado.

Quem esta errado? Ou eu nao entendi

"O Macintosh foi o primeiro computador pessoal a popularizar a interface gráfica (GUI), na época um desenvolvimento revolucionário.
fabricados e comercializados pela Apple Inc. desde janeiro de 1984
Em 1985 a Microsoft e a IBM assinam acordo para desenvolvimento conjunto de um futuro sistema operacional, no mesmo ano lança o Microsoft Windows 1.0 por 100 dólares.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft
http://pt.wikipedia.org/wiki/Macintosh"

Anônimo disse...

Carlo, primeiro, a Wikipédia pode ser facilmente editada por qualquer um. Eu mesmo já a editei. Segundo: Popularizar é uma coisa, Criar é outra. A Xerox criou o primeiros sistema operacional em ambiente gráfico. A Apple o "roubou" e popularizou o ambiente gráfico com o Macintosh. Entendeu?