terça-feira, 9 de outubro de 2007

Admirável mundo pós-moderno


O termo “pós-modernismo” nasceu em 1930, mas apenas em 1979 foi expandido pelo filósofo francês Jean-François Lyotard, com a publicação “A Condição Pós-Moderna".

Entre suas principais características podemos destacar a disseminação da tecnologia, a revolução das ferramentas de comunicação e evolução da informática. Economicamente falando, ela é capaz de induzir as pessoas ao consumo exagerado.


O indivíduo pós-modernista tem extrema preocupação em satisfazer seus desejos imediatos. A quantidade de informação, na maioria das vezes inútil, contribui para a formação de cidadãos cada vez mais passivos, desmobilizados e inseguros, além de transmitir a idéia de um mundo consumista sem limites.

Enquanto verdadeiras fortunas são aplicadas em pesquisas e avanços tecnologicos, grande parte da população mundial não possui sequer acesso ao mínimo necessário para sua sobrevivência.

O ser humano pós-moderno é indiferente à política, duvida dos valores morais e da realização individual no trabalho. Surge então uma crise de identidade, ligada a objetos e informações descartáveis que produzem personalidades também descartáveis.

O que realmente deveria existir em nossa sociedade é um investimento na formação de um cidadão consciente, plenamente capacitado para utilizar os veículos modernos de comunicação afim de construir uma sociedade moderna, porém viva.




Fontes: http://www.espacoacademico.com.br
http://www.coladaweb.com

Nenhum comentário: